Todos os anos, os resultados do IMAT são primeiramente divulgados na forma de LISTAS ANÔNIMAS.
Essas listas são publicadas na área reservada dos candidatos e contêm a pontuação de todos os candidatos por sede de aplicação de prova, sem referência a seus nomes, mas sim a seus códigos de barras. É por isso que chamamos este resultado de pontuação anônima.
Nesta página, você encontra uma análise minuciosa dos preciosos dados contidos nessas listas anônimas. Nós coletamos todos os dados das listas e fizemos uma análise do desempenho global dos candidatos, comparando com a distribuição estatística dos candidatos na edição anterior da prova.
Sabemos que estas informações valem ouro e por isso queremos compartilhar todos os nossos insights com vocês que acompanham o nosso trabalho.
VAMOS LÁ!
Aumento do número de vagas totais para EU e não-EU (+90 / +6,9%) com significância estatística muito próxima ao aumento do número de candidatos total (que inclusive foi superior = +1693 / +18%).
Conclusão: o aumento do número de vagas não tem impacto significativo global para diminuição da concorrência.
"Explosão" das quantidades absolutas e relativas de candidatos que tiveram pontuações consideradas altas (+60, +70 e +80) em relação ao ano anterior.
Conclusão: deslocamento da distribuição média das notas para uma média mais alta.
A partir disso, podemos afirmar que há uma tendência frequência de notas maiores tanto em candidatos EU como não-EU que sobrepuja significativamente a tendência do ano anterior. Essa premissa é suficiente para afirmar que haverá uma tendência do aumento das notas de corte (EU e não-EU).
Essa premissa, entretanto, não é suficiente para afirmar que o aumento da nota de corte será global para candidatos não-EU, embora haja alta probabilidade, vista a possibilidade de desvios de tendência isolados que costumamos de chamar de "efeito manada", possibilitados pela única escolha de universidade que tais candidatos possuem, condicionada pelo processo de pré-inscrição no Universitaly. Tal fenômeno, entretanto, aconteceu em anos anteriores de forma isolada, não sendo um comportamento generalizado.
Para candidatos EU, porém, pode-se afirmar que esta tendência acaba sendo um fator mais prognóstico, ou seja, "efeitos manada" são mais difíceis, vista a possibilidade de se inscreverem para diversas universidades, podendo passar em qualquer que seja a sua opção elencada, desde que haja nota para tal. Por isso, podemos extrapolar de tais dados uma previsão de comportamento de notas de corte para candidatos da categoria EU com base na distribuição de frequência das notas do resultado anônimo.
A partir da análise da distribuição de frequências podemos enxergar um deslocamento bastante significativo da média no IMAT 2024 em relação ao IMAT 2023.
Além disso, temos nesta distribuição de frequências um espelhamento da tendência entre notas altas e baixas, ou seja, em 2023 tínhamos uma distribuição de quantidade percentual de candidatos com pontuação mais baixas muito maior em relação a 2024, ao passo que em 2024 temos uma quantidade percentual de candidatos com pontuações mais altas muito maior que em 2023, corroborando o dado exibido na tabela de dados gerais que consta acima.
Sabendo que houve leve aumento da quantidade absoluta de candidatos (+18%), esta mudança de padrão corrobora o inevitável aumento da nota de corte, com ênfase para candidatos EU. Tal ênfase não exclui aumento da nota de corte para candidatos não-EU, mas previsões concretas só podem ser feitas para candidatos EU, por motivos já explicados ao longo do texto.
PREVISÃO DE NOTAS DE CORTE PARA CANDIDATOS NÃO-EUROPEUS
Por responsabilidade acerca das informações divulgadas nesta página e pela peculiaridade explicada sobre o comportamento de notas de corte de candidatos não-EU, julgamos sensato não extrapolar os dados até então divulgados e não fazer uma previsão de comportamento de notas de corte para candidatos não-EU, pois ultrapassaria o grau de confiabilidade da análise.
PREVISÃO DE NOTAS DE CORTE PARA CANDIDATOS EUROPEUS
A partir dos dados expostos e de nossa meticulosa análise, expomos abaixo nossa PREVISÃO para o comportamento das notas de corte para candidatos EU.
Salientamos que pode haver variabilidade da previsão feita com recursos de análise estatística, pois esta não prevê resultados, mas prevê tendências.
Porém, os números abaixo refletem a nossa expectativa sobre o que pode ser esperado das notas de corte para candidatos EU.
DESEJAMOS BOA SORTE A TODOS OS CANDIDATOS!
Nota de corte 5 universidades mais concorridas (primeira chamada): expectativa entre 64 e 65
Nota de corte último colocado todas as universidades (primeira chamada): expectativa entre 56 e 58
Nota de corte último colocado geral após última chamada complementar (último "scorrimento"): entre 53 e 55
Você pode encontrar abaixo as listas das sedes que aplicaram o IMAT 2024 com as notas anônimas.
Algumas considerações importantes:
Lembrando que um candidato pode ter feito a prova em uma determinada sede e ter aplicado para outra.
Não há a distinção entre candidatos EU e non-EU.